top of page

NOSSA HISTÓRIA

A Fazenda Tucunduva, (nome dado pela abundância de palmeira Tucum no local) é uma fazenda cafeeira centenária e foi o resultado da divisão de uma sesmaria doada por D.Pedro I. A Fazenda do Pinhal, a Fazenda Boa Esperança e a Fazenda Campininha faziam parte desta mesma sesmaria.

 

Localizada no município de Cabreúva, a 12 Km de Itu, a Fazenda Tucunduva possui a paisagem típica da região: vegetação da mata atlântica e salpicada de matacões (granitos). 

 

Recebe em toda a sua extensão o caudaloso Córrego do Fundão. Este rio nasce na serra do Itaguá e desemboca no rio Tietê, no local chamado Gruta da Glória.

 

Por volta de 1842, como divisão de herança, a Tucunduva consolidou-se como fazenda independente de outras que já possuíam sede e vida própria. Neste período as instalações eram precárias, sem nenhum conforto, a vida corria com muita simplicidade.

 

No final do século XIX, com as exportações do café no seu apogeu juntamente com a abolição da escravatura, vieram principalmente os imigrantes italianos para trabalharem na terra, no sistema de salários ou como meeiros no lucro da produção da lavoura de café.

FazendaTucunduva_Fotos_Geral (15).jpg
TUCUN-GAL10.jpg

NOVOS CAPÍTULOS

Houve, então, a consequente adaptação e modernização de todo o processo agrícola. A Fazenda Tucunduva, como todas as outras da região, seguiu a mesma tendência.

 

As construções que compunham o núcleo da fazenda eram a sede, os terreiros de café, a tulhinha e a tulha maior. Esta última era o local onde se ensacava, se pesava, e se armazenava o café; que, por sua vez, esperava o momento a ser levado de carroça para a cidade, seguindo seu destino junto ao porto de Santos para exportação.

 

Em agradecimento ao sucesso destas mudanças, construiu-se a Igrejinha destinada a casamentos e batizados, com o capelão que vinha uma vez por mês rezar missa (tradição mantida até os dias de hoje).

 

A sede, cuja construção terminou por volta de 1918, foi projetada acima dos terreiros de café. Ela foi feita com tijolos de barro. Ela possui janelões de madeira abertas em duas folhas em todos os cômodos, favorecendo total controle da fazenda.

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA!

Foi encontrada uma moeda seguramente preservada de 400 réis sob o piso de ladrilho hidráulico do banheiro no momento da troca de algumas peças para a troca do encanamento hidráulico. Hoje ela está exposta na sede da fazenda.

 

O país mudou, o apogeu do café acabou, mas a sede e toda a história da Fazenda Tucunduva está preservada.

 

Sabemos que não basta ter um patrimônio deste porte nas mãos, a administração e manutenção de uma fazenda não é nada fácil, nunca foi.

 

Porém esta força, determinação, garra em persistir, em levantar após cada revés, se deve, acreditamos, ao mesmo impulso que tiveram nossos tataravós, bisavós, avós e pais, que é, um amor enorme pelas terras em que nascemos, crescemos e vivemos ao longo de muitos anos.

 

Repetindo o passado, hoje os herdeiros abrem este valioso patrimônio histórico, totalmente restaurado para uma nova modalidade: oferecer a experiência Tucunduva ao público.

TUCUN-GAL11.jpg
bottom of page